quinta-feira, 12 de março de 2020

O Monstro das Cores

A compreensão conceptual das emoções da criança desenvolve-se cedo porque as experiências emocionais têm um papel saliente, forte e central no seu dia-a-dia e nas suas relações (MacCartney & Philips, 2008). Aos três anos, as crianças já distinguem a alegria e a raiva/zanga, integrando as emoções: raiva e tristeza. Aos quatro anos, já são discriminadas as emoções de alegria, raiva e de tristeza/medo. Na faixa etária que ronda os cinco anos a criança começa a ir além das emoções básicas referidas anteriormente. Segundo Vale (2012) o desenvolvimento emocional da criança está ligado ao seu desenvolvimento social, “saber quando mostrar ou não uma emoção, está intimamente ligado com o desenvolvimento da interação social.

É importante incentivar, de forma simples e objetiva, as criançasa familiarizarem-se com as emoções e a identificarem aquilo que sentem. Para isso foi planeada esta atividade que envolve as emoções, para que as crianças aprendam a identificar o que podem sentir em cada uma das situações, permitindo uma melhor auto-regulação dos seus comportamentos.

Deixo aqui algum do material que utilizei.










Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo comentário e pela sua visita. Volte sempre