A compreensão conceptual das emoções da criança
desenvolve-se cedo porque as experiências emocionais têm um papel saliente,
forte e central no seu dia-a-dia e nas suas relações (MacCartney & Philips,
2008). Aos três anos, as crianças já distinguem a alegria e a raiva/zanga,
integrando as emoções: raiva e tristeza. Aos quatro anos, já são discriminadas
as emoções de alegria, raiva e de tristeza/medo. Na faixa etária que ronda os
cinco anos a criança começa a ir além das emoções básicas referidas
anteriormente. Segundo Vale (2012) o desenvolvimento emocional da
criança está ligado ao seu desenvolvimento
social, “saber quando mostrar ou não uma emoção, está intimamente ligado com o
desenvolvimento da interação social.
É importante incentivar, de forma simples e objetiva, as criançasa familiarizarem-se com as emoções e a identificarem aquilo que sentem. Para isso foi planeada esta atividade que envolve as emoções, para que as crianças aprendam a identificar o que podem sentir em cada uma das situações, permitindo uma melhor auto-regulação dos seus comportamentos.
É importante incentivar, de forma simples e objetiva, as criançasa familiarizarem-se com as emoções e a identificarem aquilo que sentem. Para isso foi planeada esta atividade que envolve as emoções, para que as crianças aprendam a identificar o que podem sentir em cada uma das situações, permitindo uma melhor auto-regulação dos seus comportamentos.
Deixo aqui algum do material que utilizei.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigada pelo comentário e pela sua visita. Volte sempre